- Área: 405 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:John Gollings
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Harold Street é uma nova residência de dois pavimentos localizada em uma área de sobreposição e protegida em Middle Park. O programa pediu uma nova residência para um casal com filhos em idade universitária, que acomodaria as crescentes necessidades da família. No térreo está a residência principal, interagindo com a rua e com o jardim, enquanto no pavimento superior estão as áreas de estar mais flexíveis e os dormitórios dos filhos, hóspedes e futuros netos.
O terreno é de esquina, em um cruzamento, e os edifícios nas outras três esquinas avançam sobre a rua e possuem características típicas da arquitetura local - tijolos vermelhos, casas térreas e terraços vitorianos. A casa existente no terreno foi construída em 1930, com dois pavimentos, de tijolos, e estava "sentada como uma ilha" no terreno, mas dentro do seu contexto local. Nossa resposta busca envolver patrimônio local através da sua forma arquitetônica e detalhamento, explorando a natureza pública e privada do terreno de esquina e para completar o "quarto canto" do cruzamento.
A estratégia de implantação consiste em posicionar a casa ao longo da borda do terreno com a Rua Neville, espelhando as outras três casas do cruzamento. Isso permitiu a criação de um longo jardim na metade norte e mais privada do terreno. Nesta fachada norte, criamos uma fachada mais esculpida, proporcionando uma melhor conexão entre o interior da casa e o jardim.
A forma torcida do telhado, que é revestido de zinco, foi escolhida para conciliar o edifício com o seu contexto circundante de casas térreas. Para quem vê da rua, esta forma parece uma versão abstraída dos frontões e cumeeiras das casas térreas circundantes e permite que a casa seja percebida como térrea na entrada da esquina.
A escolha da alvenaria vermelha para as fachadas externas reforça a sua presença como parte do contexto circundante. A alvenaria ao longo da Rua Neville fornece uma borda pública robusta para a casa. Uma articulação é adicionada à superfície através da posição de alguns tijolos, criando padrões diferentes. Em resumo, é uma casa escultural que envolve e reconhece seu contexto e patrimônio arquitetônico de uma forma positiva.